Relatório Final

2003

MIP - Melhoramento na Identificação de Perdas

Projeto finalizado , 30 meses | EDP Escelsa

Coordenador(es) Flávio Miguel Varejão

Equipe Evandro Scopel Cometti Rodrigo Mendonça Queiroga Helder Bergamin Pimentel Dias Pedro Marques da Luz Patricia Pilisson Côgo Idilio Drago Gabriela Trazzi Perim Letícia Rosetti Margoto Suelen Marconsini Loureiro

Um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas distribuidoras de energia elétrica são as perdas comerciais provocadas intencionalmente por consumidores ou por falhas nos medidores. Este problema tem sido combatido através da realização de inspeções técnicas no local de consumo. Contudo, não é possível inspecionar todos os consumidores atendidos pela empresa. Esse contexto sinaliza para a necessidade de investigação de alternativas que permitam selecionar melhor os candidatos a serem inspecionados.

O projeto MIP (Melhoria na Identificação de Causadores de Perdas Comerciais em Energia Elétrica através da Análise Computacional Inteligente dos Dados Cadastrais e Perfil de Consumo dos Clientes) empregou e desenvolvou técnicas computacionais capazes de realizar esta tarefa. A ideia central do projeto se baseou na integração e aplicação de variadas técnicas de sistemas baseados em conhecimento e data mining para melhoria do processo de seleção de consumidores candidatos a inspeção. Para isso, foram desenvolvidos três produtos de software para selecionar consumidores para inspeção.


MaMFReD - Mass Memory Fraud Detector

Tela inicial do MaMFReD. Nesta janela, é possível acessar diversas funcionalidades do programa, como configurar as regras de avaliação, carregar arquivos dos clientes e exportar CSV.

MaMFReD é um sistema baseado em conhecimento para auxílio à detecção de fraudes por análise de memória de massa. O nome MaMFReD é um acrônimo em inglês para “Mass Memory Fraud Detector”. O objetivo desse programa é auxiliar e tornar rápido o processo de análise dos dados de consumo contidos em arquivos de memória de massa de todos clientes horo-sazonais de uma empresa.

Clientes horo-sazonais em níveis médios ou altos de tensão são clientes que recebem tarifas diferenciadas ao longo do dia e dos períodos do ano. Para tanto, as empresas de serviços energéticas utilizam um medidor especial capaz de registrar informações sobre o consumo em intervalos regulares de tempo. Esse conjunto de registros é denominado memória de massa.

Mensalmente, um funcionário vai até o consumidor e faz o faturamento da energia total consumida e também a extração dos chamados arquivos arroba. Esses arquivos contêm os registros de potência ativa (referenciada também por demanda), reativa e tensão eficaz no período, além de outras informações necessárias ao faturamento do cliente. Essas informações estão armazenadas em um formato proprietário do fabricante do equipamento, mas há um formato público equivalente, descrito pela NBR 14522/2000, e uma ferramenta computacional para conversão entre os dois.

Apesar da possibilidade de transformação dos arquivos arroba para o formato público equivalente, isso não é suficiente para permitir a análise do conteúdo desses arquivos, pois esse formato ainda é de difícil compreensão, e não é possível gerar, a partir deles, relatórios ou gráficos que permitam aos profissionais realizar alguma inferência a partir dessas informações.

O sistema MAMFReD implementa as funcionalidades necessárias a análise manual dos arquivos pela equipe de especialistas em seleção de consumidores. Algumas das funcionalidades desenvolvidas nesta ferramenta são: a carga e conversão para o formato separado por vírgulas de múltiplos arquivos de memória de massa de uma única vez; a geração de gráficos da potência ativa e potência reativa para determinada unidade consumidora em um determinado período; e a automatização da busca por padrões nos dados de um consumidor que indiquem a suspeita de fraude.

Baixar Manual do Sistema

Imagens

MIP - Melhoramento de Identificação de Perdas

Tela Inicial do MIP Aprendizado

O MIP é um sistema Melhoramento de Identificação de Perdas composto por dois módulos: um chamado Módulo de Aprendizagem (treinamento) e outro chamado Módulo de Consultas. O Módulo de Aprendizagem possibilita o treinamento de classificadores que serão usados no Módulo de Consultas. O Módulo de Consultas possibilita a classificação dos clientes em candidatos ou não a inspeção.

Baixar Manual do Sistema

Imagens

SAUIPE - Sistema de Auxílio à Investigação de Perdas Elétricas

Interface Inicial do sistema SAUIPE

O Sistema de Auxílio à Investigação de Perdas Elétricas, acrônimo SAUIPE, é um sistema que tem por objetivo auxiliar na investigação de perdas elétricas comerciais, contribuindo na decisão de inspecionar ou não um consumidor.
Frequentemente os profissionais responsáveis pela seleção de consumidores para inspeção aplicam algumas regras para escolher os clientes a serem inspecionados. Por exemplo, uma regra comum é selecionar clientes cujo consumo seja inferior a um certo limite durante determinado período de tempo. No entanto, a aplicação dessas regras costuma requerer um árduo trabalho desses profissionais. Isso acaba reduzindo o potencial de utilização dessas estratégias. Assim, muitas idéias de regras que poderiam ser aplicadas na seleção de consumidores deixam de ser empregadas pela dificuldade de implementar um processo eficiente para a seleção. Adicionalmente, existe outro fator inibidor para a aplicação dessa abordagem: ao longo do tempo, as regras vão se exaurindo, isto é, a sua taxa de sucesso vai diminuindo, forçando a sua remodelagem ocasional ou mesmo a descontinuação de sua aplicação.
O sistema SAUIPE objetiva viabilizar a rápida criação, experimentação, aplicação e adaptação dessas regras de modo a tornar essa estratégia prática. O sistema se baseia em regras especialistas representadas em um formato pré-definido e construídas a partir dos recursos fornecidos pela linguagem XML (eXtensible Markup Language). Desta forma, é possível avaliar cada consumidor por um conjunto de regras selecionadas, bem como criar facilmente novas regras e ajustá-las quando se exaurem.

Baixar Manual do Sistema

Imagens